Selos

CONHEÇA TODOS OS CERTIFICADOS DE CARINHO ECO GREEN

Carinho Eco Green foi desenvolvido levando em consideração os aspectos de sustentabilidade em todo o seu ciclo de vida. Por consequência, o produto adquiriu uma série de certificados que garantem a transparência em todas as suas etapas.

Forest Stewardship Council (FSC®)

A Forest Stewardship Council (FSC®) é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, criada com o intuito de aprimorar as regras de manejo das florestas da forma mais sustentável possível. O manejo florestal atende aos direitos sociais das pessoas envolvidas na cadeia florestal, sejam elas comunidades, trabalhadores, indígenas e quilombolas, entre outras. Além disso, os aspectos ambientais, como o uso correto da terra, a não supressão de florestas nativas, as garantias necessárias para a manutenção da fauna e flora existentes e o estrito cumprimento da legislação, são exemplos das várias ações exigidas para a obtenção da certificação. Por fim, todo esse processo assegura, em relação aos aspectos econômicos, a criação de valor e acesso igualitário a todos em relação aos benefícios conquistados. A certificação FSC® de cadeia de custódia, obtida pela Copapa, abrange cada etapa do processo de fornecimento, desde a extração na floresta, seu beneficiamento, comercialização e distribuição. Os sistemas de gestão de cada uma das etapas citadas são avaliados de forma a garantir a origem do material, por meio de auditorias externas independentes e por organismos acreditadores, como a Imaflora.
2

Rótulo Ecológico ABNT

Em 2008, foi relançado o Programa ABNT de Rotulagem Ambiental, certificação voluntária de produtos e serviços desenvolvidos de acordo com as normas ABNT NBR ISO 14020 e ABNT NBR ISO 14024. É classificado como um Rótulo Tipo I, o que significa que é uma certificação de terceira parte. Esse tipo de rótulo leva em consideração o ciclo de vida dos produtos, objetivando a redução de impactos negativos causados no meio ambiente em todas as etapas do ciclo de vida. O Rótulo Ecológico ABNT visa estimular a procura e oferta de produtos e serviços ambientalmente responsáveis, garantindo ao consumidor a confiabilidade nas informações. A ABNT é o único membro pleno da Global Ecolabelling Network (GEN) na América do Sul.

3

Fundação SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG criada em 1986 cuja missão é defender a Mata Atlântica, conservando os patrimônios naturais e histórico, buscando um desenvolvimento sustentável que possa preservar a fauna e flora. Trata-se de uma ONG privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos.

5

certificado Prima 112

Até o produto chegar nas prateleiras do mercado, ele é transportado internamente na fábrica pelas empilhadeiras e externamente por caminhões, até os pontos de venda e retorno. Todo o carbono gerado é devidamente calculado pelo PRIMA (certificado Prima 112) e compensado através do reflorestamento da Mata Atlântica.

selo I’m Green, da Braskem

O plástico se tornou o grande vilão dos dias atuais, mas entendemos que, na verdade, o problema está em como o descartamos após a sua utilização. Assim, pensamos em algumas alternativas para as embalagens de Carinho Eco Green. O plástico da embalagem secundária, que chamamos de fardo e é utilizada para o transporte até os pontos de venda, foi feito com material à base de cana-de-açúcar e tem o selo I’m Green, da Braskem. Isso significa que pode ser 100% reciclado.

6

Dê a Mão para o Futuro

Propomos a nossos parceiros realizar a logística reversa do plástico secundário que vai para os pontos de venda, ou seja, que viabilizem o retorno dessas embalagens. Isso pode ser feito de duas formas: enviando diretamente para a COPAPA, e daí para a reciclagem via o Programa Coleta Seletiva Solidária, realizado em Santo Antônio de Pádua (ver indicadores de Sustentabilidade COPAPA) ou diretamente para a reciclagem. Não paramos por aí! Carinho Eco Green realiza o Programa de Logística Reversa das Embalagens em parceria com a ONG “Dê a Mão para o Futuro”, coordenado e assistido pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Contabilizamos todas as embalagens colocadas no mercado e as recolhemos através desse programa de logística reversa. O programa reverte esses recursos para cooperativas de catadores em todo o Brasil, para melhorar o panorama nacional de coleta e reciclagem de resíduos sólidos urbanos.

AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA SOBRE O CARINHO ECO GREEN?

Preparamos um FAQ com as dúvidas
mais frequentes sobre o produto